Notícias

Taurus inaugurará condomínio estratégico de fornecedores em 15/12, com uma surpresa

Data: 
22/11/2021


 

*LRCA Defense Consulting - 22/11/2021

Os pavilhões que abrigarão os principais fornecedores da Taurus Armas S.A. estão em fase final de construção, só faltando a pavimentação externa e obras de acabamento.

Conhecido como Projeto Estratégico Condomínio, a ampliação faz parte da nova área fabril da unidade brasileira da empresa, localizada na cidade de São Leopoldo (RS).

Após inaugurada, os grandes fornecedores da Taurus virão para dentro do complexo industrial, entre eles a joint venture de carregadores com a Joalmi, onde vão entregar seus produtos, já auditados e aprovados pelo pessoal de recebimento e qualidade, direto na linha de produção da empresa, por meio do processo conhecido como "trem logístico". Isso vai proporcionar importantes ganhos em termos de garantia de abastecimento, qualidade, rapidez e custo.

Prevista para ser inaugurada em 15 de dezembro, a ampliação total de 22 mil metros quadrados realizada pela Macro Engenharia permitirá que a Taurus dê o primeiro grande passo de seu Plano Diretor de cinco anos, que visa:

  • ampliar em 50% a produção de armas no RS, passando a até 9.000 armas/dia;
  • estabelecer um hub de produção de peças e componentes (kits) com capacidade para 1.500 armas/dia, distribuindo-os às unidades fabris dos EUA e da Índia, onde serão utilizados para a montagem das armas que receberão o Made in USA ou Made in India, conforme o caso;
  • isso permitirá, por exemplo, que a fábrica americana dobre sua produção.

É importante ressaltar que o Projeto Estratégico Condomínio é apenas um dos componentes que integram o Plano Diretor, o qual irá modernizar completamente a fábrica com a agregação de novas instalações, equipamentos e tecnologias, entre as quais a revolucionária fabricação de armas com grafeno, a produção totalmente robotizada da pistola GX4 e o revólver "mais barato do mundo", além de uma outra tecnologia também revolucionária, que a empresa ainda mantém em segredo.

A ampliação completa contemplará também as novas instalações do Centro de Distribuição Logístico, do Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia BR/EUA e de outras áreas vitais da companhia, como a Unidade MIM (Metal Injection Molding), o Laboratório de Tiro Externo e um novo Centro Administrativo, entre outras.

O futuro Centro de Distribuição Logístico, que englobará o condomínio de fornecedores, contará com o emprego de recursos e ferramentas que levarão a Taurus ao conceito de indústria 4.0, permitindo-lhe otimizar ainda mais seus processos administrativos, operacionais e logísticos, o que se traduzirá em uma redução drástica de custos e de tempos internos, bem como em um significativo aumento da qualidade dos produtos e das margens de lucro da empresa.  

Embora ainda não tenham sido divulgado oficialmente os fornecedores que ocuparão os pavilhões do Condomínio, esta Consultoria levantou que ali serão produzidos:

  • 3.000 ferrolhos/dia para a Linha G e Striker;
  • 3.000 canos/dia para as pistolas da linha G, Striker e Metálicas;
  • 3.000 ferrolhos/dia para as linhas G, Hammer e 1911;
  • 6.000 conjuntos/dia; solução completa para entrega de subconjuntos, usinagem, acabamento, tratamento térmico e montagem;
  • 30.000 carregadores/dia na JV com a Joalmi;
  • expansão da produção da pistola TS9.

 Joint venture de carregadores com a Joalmi
joint venture de carregadores com a Joalmi, uma das empresas do Condomínio, é considerada como estratégica pela Taurus, haja vista que o custo de produção dessas peças no Brasil é muitas vezes inferior ao preço de aquisição praticado no mercado internacional.

A produção foi iniciada na unidade da Joalmi em São Paulo pelos carregadores da família G calibre 9mm 12 tiros e está sendo realizado um extenso trabalho de desenvolvimento para melhoria da qualidade do carregador atual e equalização ao benchmarking mundial. Foi também aumentada a capacidade da linha de solda & tratamento superficial para possibilitar um incremento de produção para atender à alta demanda. Neste ano, está havendo um aumento do mix, com desenvolvimento de novos modelos. 

 

 

 

O carregador que está sendo produzido pela joint venture possui a qualificação premium, ou seja, é considerado igual ou melhor que os famosos similares italianos. No entanto, enquanto estes são importados com um custo de 6 euros, os novos carregadores brasileiros custam apenas cerca de 17/18 reais, significando uma enorme economia para a empresa.

Em virtude da alta demanda do mercado brasileiro e internacional, a Taurus continua, por enquanto, mantendo a importação do item e está destinando os novos carregadores para o mercado de reposição, com direcionamento principal para exportação, haja vista que este  mercado proporciona uma excepcional margem de lucro.

joint venture se encontra em ramp up de produção, com mais de 7.000 carregadores/dia, o que poderá aumentar consideravelmente após a Joalmi se instalar dentro do parque produtivo da Taurus. A nova fábrica terá uma capacidade instalada de 7,4 milhões de carregadores por ano (30.000 unidades/dia) até o final de 2022, mas sua ampliação poderá ser antecipada, dependendo da atuação da empresa no mercado de reposição.

Apesar de a Taurus não divulgar o custo dos componentes de suas armas, ao se saber que a demanda por carregadores pela própria companhia gira em torno de 6 milhões de unidades/ano, estima-se que a nova JV possa representar uma receita milionária e uma drástica redução nos custos operacionais de produção. Tal afirmativa é reforçada ainda pelo fato de que, até 2022, a capacidade produtiva de carregadores poderá quadruplicar em relação a hoje. Estas peças serão fornecidos não apenas à Taurus, mas também a outras empresas nacionais e internacionais, bem como a representantes, distribuidores e varejistas.

Em outubro do ano passado, a Taurus estimava que, entre resultados operacionais e redução de custos, o projeto poderá gerar mais de R$ 100 milhões nos próximos cinco anos. No entanto, o aumento de produção em curso nas unidades fabris do Brasil e dos EUA, bem como o forte aquecimento da demanda por armamento leve, especialmente nos Estados Unidos, levam esta Consultoria a acreditar que tal valor tenha sido conservadoramente estimado, podendo ser incrementado substancialmente. Observa-se que ainda não foi levada em conta a futura fabricação na Índia.

Aumento de produção da pistola TS9
A surpresa divulgada pela empresa foi a destinação de um dos pavilhões do Condomínio para a instalação de novas linhas de produção da pistola Striker TS9.

Tal fato se deveu a um aumento excepcional da demanda por essa arma, tanto no mercado nacional como no internacional, justificando a alteração da estratégia inicial e devendo permanecer assim até acontecer a nova expansão do parque fabril.
 
A pistola TS9 é reconhecida internacionalmente como uma arma que possui inovação, confiabilidade, segurança, robustez e precisão, o que a torna ideal para uso por forças militares e de segurança. Fabricada sob rígido protocolo militar, seu projeto exclusivo foi desenvolvido atendendo aos mais rigorosos padrões internacionais de qualidade e segurança. 
 
Tais características fazem com que a TS9 seja uma pistola equivalente às melhores similares existentes no mercado internacional. No entanto, diferentemente destas, a arma da Taurus traz junto uma completa logística de pós-venda, ou seja, uma ampla e ágil rede de distribuidores, pontos de venda e assistência técnica treinada em todo o território nacional, além de uma equipe de instrutores credenciados e peças de reposição rapidamente acessíveis.

Rumo a se tornar a maior e mais rentável fabricante de armas leves do mundo
Segundo Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus, com o início do funcionamento do condomínio de fornecedores, "as peças estratégicas para o nosso negócio serão produzidas dentro do nosso complexo industrial, sob a nossa supervisão de engenharia e de processos".

Ao se referir ao Plano Diretor de cinco anos, Salesio afirmou que a expansão será "um marco importante na estratégia global de crescimento da Taurus, no desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio Grande do Sul e no futuro da indústria nacional de defesa. Um passo que alavancará ainda mais a posição de destaque da Taurus no mercado mundial de armas. Estamos alinhados com os movimentos mundiais do setor e seguimos firme com processos baseados em rentabilidade sustentável, qualidade e melhora dos indicadores financeiros e operacionais, além do forte investimento no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias".

Aumentando significativamente a produção e a produtividade, reduzindo custos e incrementando ainda mais a qualidade e a tecnologia de seus produtos e processos, a Taurus almeja se tornar a maior e mais rentável fabricante de armas leves do mundo, gerando orgulho e divisas para o Brasil, além de um maior valor para seus acionistas.

 

 

fonte: https://www.lrcadefenseconsulting.com/2021/11/taurus-inaugurara-condominio.html



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA