Notícias

Taurus conclui primeiro módulo de capacitação em Libras para seus colaboradores e prevê continuação com nova turma e módulo II

 

 

A Taurus, Empresa Estratégica de Defesa, com o intuito de ampliar a inclusão e possibilitar mais acessibilidade comunicacional entre todos os colaboradores da sua unidade fabril em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, realizou o primeiro módulo do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), ministrado pelo SENAI.

 

As três primeiras turmas, do Módulo I, contemplaram 60 colaboradores da Taurus e estes serão multiplicadores dentro da empresa, levando para os seus setores os conhecimentos adquiridos, facilitando a comunicação e promovendo a inclusão de pessoas surdas.

 

As aulas, realizadas dentro da companhia, tiveram início em março de 2023 e foram concluídas neste mês de agosto, com carga horária total de 40 horas.

 

 

 

A iniciativa faz parte do programa Taurus de Educação Continuada, oferecido para capacitação dos profissionais que atuam na Companhia, e terá continuidade. A Taurus já prevê para a 2ª semana de setembro o Módulo II do curso de Libras, assim como uma nova turma para o Módulo I. Os colaboradores da Taurus interessados em participar da qualificação devem entrar em contato com a área de Gestão de Pessoas da empresa.

 

Durante a capacitação, os participantes aprendem sobre linguagem, comunicação, cultura e identidade da comunidade surda, sendo uma oportunidade tanto para os profissionais que estão fazendo o primeiro contato com a Libras, quanto para quem pretende expandir o conhecimento.

 

O curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) faz parte também do projeto “Taurus do Bem – Respeitando as diferenças em prol da igualdade”, junto com outras iniciativas que visam fomentar a inclusão, a equidade e a diversidade.

 

O projeto social foi criado em 2021 pela Taurus, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o SENAI, ambos do município de São Leopoldo, com o objetivo de promover o bem-estar, a inclusão no ambiente de trabalho e o desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas com deficiência, por meio de curso de capacitação técnica.

 

A Taurus é pioneira na área de segurança e defesa no mundo a adotar a pauta ESG (sigla em inglês para “ambiental, social e governança corporativa”) e a divulgar um Relatório de Sustentabilidade, visando trazer impactos positivos para a sociedade, para o meio ambiente e para os negócios.

 

A empresa está comprometida na capacitação e desenvolvimento contínuo das pessoas, com o intuito de contribuir efetivamente para o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores, e em ter um papel ativo no desenvolvimento e uso de tecnologia, construindo um ambiente de colaboração entre a equipe, a empresa e a sociedade. Assim, tem como pilares para a consolidação do conceito ESG: o desenvolvimento de pessoas; investimento em tecnologia e inovação; e ambiente colaborativo.



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA