Notícias

Pioneira mundial em armas com Grafeno, Taurus apresenta amplo portfólio de produtos com o material na 2ª Feira Brasileira do Grafeno

14/11/2023

 

Fonte: Assessoria Taurus

 

 

 

A Taurus, Empresa Estratégica de Defesa e uma das principais fabricantes de armas do mundo, participa da 2ª Feira Brasileira do Grafeno, nos dias 13 e 14 de novembro, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Em paralelo ao evento, também ocorre o 1º Simpósio de Materiais Avançados e a 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

A abertura oficial do evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o diretor presidente do Serviço Geológico do Brasil, Inácio Melo, o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, deputados federais e estaduais, que conheceram os projetos que estão sendo feitos com Grafeno, material à base de carbono que está revolucionando a indústria mundial, considerado um dos mais fortes e leves do mundo, tido como 200 vezes mais resistente que o aço e o mais fino que existe, entre outras propriedades.

 

Pioneira mundial na utilização do Grafeno para a fabricação de armas leves, a Taurus, atualmente, conta com mais de 10 produtos em seu portfólio que utilizam o material em sua composição e que estão em exposição na ocasião (confira abaixo mais detalhes).

 

“É provável que a Taurus, no Brasil, seja a empresa que mais explorou Grafeno nos seus produtos. Estamos comprometidos em desenvolver soluções que aliem qualidade, competitividade, inovação e sustentabilidade. Investimos na qualificação das pessoas, em novos produtos, processos, em tecnologias de ponta, tanto de equipamentos quanto de materiais, para garantir a excelência de nossos produtos e atender às expectativas de nossos clientes. O desenvolvimento de novos materiais é um fator essencial para estimular a inovação”, afirma Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus.

 

“Somos uma empresa brasileira e, até por isso, acreditamos que esses investimentos e projetos são de extrema importância para o país, agregando valor às nossas riquezas, à medida em que possuímos 75% das reservas de grafite no planeta, promovendo avanço tecnológico e contribuindo para a sustentabilidade. Essas iniciativas abrem caminho para a pesquisa e fabricação de produtos muito mais modernos e tecnológicos”, diz Nuhs.

 

Desde 2020, a Taurus tem no Brasil o Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil/Estados Unidos (CITE) com mais de 250 engenheiros dedicados à pesquisa e ao desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e processos. Nos últimos anos, a empresa também estabeleceu parcerias estratégicas com universidades, laboratórios e institutos de pesquisa que atuam em linha com as mais avançadas soluções tecnológicas do mundo, visando expandir sua capacidade de pesquisa e desenvolvimento. Ainda, investiu mais de R$ 500 milhões em novos maquinários, equipamentos, sistemas, processos de produção automatizados, desenvolvimento de células robotizadas, para modernização do seu parque fabril em direção à indústria 4.0.

 

A companhia segue desenvolvendo projetos pioneiros contemplando novo ciclo tecnológico de materiais inéditos utilizados na fabricação, como o Nióbio, o DLC (Diamond Like Carbon) e o Polímero de Fibras Longas, adicionando ao seu portfólio armas cada vez mais leves e resistentes. Em fase mais avançada estão as pesquisas da empresa com o Grafeno, que já proporcionaram o desenvolvimento dos seguintes produtos:

 

Tinta especial Cerakote® Graphene para o tratamento superficial de peças: A Taurus desenvolveu, em conjunto com a Cerakote®, uma tinta especial com Grafeno em sua composição, que protege e torna as armas mais resistentes a riscos e outros danos aos equipamentos.

 

Linha de pistolas: A empresa lançou, em 2022, a primeira arma do mundo com Grafeno na composição de seus componentes injetados e no tratamento superficial das peças metálicas, a pistola GX4 Graphene, revolucionando o mercado, marcando o início da 3ª geração de pistolas e evidenciando o Brasil como pioneiro nesta inovação. E seguiu inovando. Hoje, oferece ao mercado diversos modelos em diferentes plataformas de pistolas: na família GX4 (GX4 Graphene, GX4 XL Graphene e GX4 Carry Graphene), na plataforma Striker TS9 (TS9 Graphene e a versão compacta TS9c Graphene) e na plataforma Taurus Hammer (TH380 Graphene e a versão compacta TH380c Graphene).

 

Coldres: A Taurus também criou um modelo de coldre com Grafeno em sua composição para a pistola GX4 T.O.R.O. Graphene, que oferece segurança e durabilidade, com resistência a impactos, formato que se mantém inalterado e superfície que não acumula umidade. Além disso, seu design ergonômico proporciona um encaixe perfeito junto ao corpo, com bordas arredondadas, lisas e polidas, e um guarda-mato rebaixado para um acesso rápido ao gatilho.

 

Maletas de transporte: Desenvolveu também maletas de transporte exclusivas revestidas com Grafeno.

 

Linha de supressores: Em abril de 2023, lançou sua linha de supressores (ou silenciadores) de alto desempenho e multicalibre, voltada para a melhor performance dos profissionais de operações táticas e especiais. Os supressores Taurus são os primeiros do mundo a serem fabricados com core único, em Titanium, com cobertura exclusiva em Cerakote® Graphene, e que possuem inovador sistemas de anéis.

 

Lubrificante para armas: A companhia lançou, em junho de 2023, o lubrificante para armas UP1 TAURUS, com a exclusiva tecnologia TN-M® (tratamento nanotecnológico de metais), que possui em sua composição química o Grafeno, componente, entre outros, que contribui para a preservação e conservação das partes metálicas móveis e fixas do armamento, garantindo uma melhor manutenção e lubrificação.

 

Linha de facas artesanais: A Taurus também lançou uma coleção de facas artesanais, que inclui a primeira faca no mundo com acabamento da lâmina em Cerakote® Graphene.

 

Capacete para motocliclista Graph-X: Primeiro capacete feito de Grafeno do mundo, desenvolvido pela Taurus Helmets.

 

 

 

Assim como na 1ª edição da Feira Brasileira do Grafeno, realizada em julho de 2021, o evento tem como objetivo conectar profissionais, promover a realização de negócios e revolucionar a indústria mundial por meio do Grafeno. Para isso, terá a participação de mais de 60 expositores, mais de 20 palestrantes renomados e apresentação de cases por meio do 1º Simpósio de Materiais Avançados, uma das novidades dessa edição.

 

Na programação de painéis do Simpósio, nesta segunda-feira (13.nov.2023), destaque para a palestra de Gelson Cardoso, Gerente de Engenharia da Taurus, sobre a utilização do Grafeno nos produtos Taurus, seguida por rodada de perguntas.

 

 

 

São esperados nesta 2ª edição mais de 12 mil visitantes, entre empresários, empreendedores, engenheiros, profissionais da indústria, pesquisadores, especialistas em inovação, startups, estudantes, agências reguladoras e público em geral, que terão a oportunidade de conhecer as inúmeras possibilidades de aplicação do Grafeno e seus derivados.

 

A Feira Brasileira do Grafeno é uma iniciativa da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), UCSGRAPHENE, ZEXTECNANO e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

 

O evento acontece no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva, na Universidade de Caxias do Sul, e a visitação para o público ocorre nos dias 13 e 14 de novembro, das 9h30 às 20h. As inscrições são gratuitas. Mais informações no site www.ucs.br/site/2-feira-brasileira-do-grafeno/.



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA