Notícias

Paratleta Alexandre Galgani, com patrocínio da Taurus e da CBC, conquista medalha inédita e melhor classificação brasileira em provas individuais no Campeonato Mundial de Tiro Esportivo Paralímpico de Lima, no Peru

04/10/2023.

 

Fonte: Assessoria Taurus.

 

 

Alexandre Galgani, atleta patrocinado pela Taurus e pela Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), teve atuação marcante no Campeonato Mundial de Tiro Esportivo Paralímpico de Lima, no Peru, realizado de 21 a 29 de setembro de 2023. O atirador contribuiu para o Brasil conquistar, nesta edição, a primeira medalha em um Mundial de tiro esportivo paralímpico.

 

O bronze foi garantido pela seleção brasileira na disputa por equipes mista pelo trio formado pelo paulista Alexandre Galgani, o capixaba Bruno Kiefer e a catarinense Jéssica Michalak na prova R4 Carabina de Ar – 10 m – Posição em pé SH2. 

 

 

Além disso, o Brasil encerrou sua participação no Campeonato Mundial de Lima no top 10, com a sétima colocação de Alexandre Galgani na prova R9 Carabina .22 – 50m – Posição Deitado Misto SH2. O atleta registrou 620,4 pontos, alcançando a melhor classificação brasileira em provas individuais na competição.

 

No Mundial disputado nos Emirados Árabes em 2022, o atirador também garantiu o melhor resultado individual da seleção. Na ocasião, ele ficou na sétima posição, porém na prova R5 Carabina de Ar – Posição deitado Misto SH2. Além disso, Alexandre Galgani foi o único representante do Brasil na modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

 

“É uma honra poder representar o nosso país, competir com os melhores atletas do mundo e fazer história. Esta edição do Mundial no Peru foi marcante para o Brasil pela conquista da primeira medalha na modalidade. E fazer parte disso, contribuir para este grande feito, é gratificante. Compensa todo nosso trabalho e premia o esforço e dedicação. Só tenho a agradecer à Taurus e à CBC pelo apoio e por acreditarem em mim, por fazerem parte da minha trajetória e contribuírem para as minhas conquistas”, afirma Galgani.

 

O atleta faz parte do Team Taurus e conta com o patrocínio das empresas. Os expressivos resultados conquistados em competições nacionais e internacionais refletem o sucesso das ações promovidas pelas marcas em prol do segmento.

 

Incentivadoras do esporte do tiro e principais fabricantes de armas e munições do mundo, a Taurus, por meio de seu CEO Global, Salesio Nuhs, e a CBC contribuíram disponibilizando munições .22 LR CBC, mundialmente reconhecidas por atiradores desportivos de alto rendimento, para utilização por Alexandre Galgani nos treinamentos e nas competições. Além de oferecerem condições especiais para aquisição de munições, por meio do programa Pro Training. O patrocínio contempla ainda a doação de duas pistolas Taurus TX22 e quatro carregadores extras, assim como garante a manutenção dos equipamentos.

 

A Taurus também doou a Galgani uma cadeira de rodas especial para a prática do tiro, garantindo mais precisão e proporcionando ao atirador brasileiro excelente desempenho nas provas.

 

 

APOIO AO ESPORTE DO TIRO

A Taurus e a CBC investem constantemente em apoio e incentivo ao esporte do tiro, por meio de um importante programa de patrocínios que visa contribuir com entidades e atletas para que possam atingir seu potencial máximo.

 

O Team TAURUS conta com 14 atletas e o Team CBC com 16 atletas, em diversas modalidades e categorias, de competidores consagrados a jovens talentos, com expressivos resultados em seus currículos e vagas garantidas em competições internacionais e campeonatos da temporada 2023.

Além disso, a Taurus e a CBC oferecem ao mercado um completo portfólio de produtos de alto desempenho e qualidade, apoiam a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo, assim como outras entidades relacionadas ao esporte do tiro (confederações, federações e ligas).

 

UMA HISTÓRIA DE MUITAS CONQUISTAS

Alexandre Galgani perdeu parte dos movimentos dos membros em 2002, aos 18 anos, após bater a cabeça no fundo de uma piscina e lesionar sua coluna. Sua jornada no tiro esportivo iniciou-se em 2013, após a melhora da sua lesão, quando começou a atirar por hobby, e foi no Clube Americanense de Tiro, na cidade de Americana (SP), que começou a praticar. Um frequentador do clube o elogiou e o incentivou a tentar participar de competições, pois atirava muito bem. Com o apoio do seu pai, Alexandre buscou informações sobre o tiro esportivo adaptado. James Lowry Neto, treinador de carabina do Comitê Paralímpico Brasileiro, lhe apresentou em Curitiba uma adaptação utilizada por um atirador que ele treinava. Galgani tirou fotos do modelo da adaptação, montou a sua própria versão do equipamento e se dedicou a treinar ainda mais.

 

Sua primeira competição foi o Campeonato Sul-Americano no Rio de Janeiro em 2013, sem sucesso, pois sua arma apresentou problemas técnicos. Então, Alexandre comprou uma arma mais nova e treinou tanto que conseguiu uma vaga na equipe brasileira de tiro esportivo, na 1° Copa Brasil de Tiro Esportivo Paralímpico em 2014, onde conquistou o 1° lugar nas duas provas (R4 Carabina de Ar em Pé e R5 Carabina de Ar Deitado). Assim, foi convocado para a seleção brasileira e para todas as missões internacionais que o Comitê Paralímpico Brasileiro enviou a equipe. Hoje, acumula diversos e importantes títulos em sua carreira.

 

SOBRE O CAMPEONATO MUNDIAL DE TIRO ESPORTIVO PARALÍMPICO

Esta foi a nona edição do campeonato e a primeira no continente americano. Participaram do evento, na Base Aérea de Las Palmas, na capital peruana, 260 atiradores de 54 países. O Brasil foi representado por oito atletas de cinco estados (RS, SP, SC, ES e PR).

 

A próxima competição internacional da seleção brasileira de tiro esportivo serão os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, em novembro.

 

Mais informações no site oficial World Shooting Para Sport (https://www.paralympic.org/shooting/events-2023) ou do Comitê Paralímpico Brasileiro (https://cpb.org.br/).



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA