Notícias

Nos EUA, alta demanda por armas de fogo não tem fim à vista

 

Em novembro de 2008, mesmo mês em que Barack Obama venceu sua primeira eleição presidencial, o número de verificações de antecedentes de armas de fogo ultrapassou 1,5 milhão - um novo recorde e um aumento de 42% em relação a novembro anterior.

Ao longo de sua administração, Obama foi saudado pela Ammo.com como “o maior vendedor de armas da América”.

Mas o vice-presidente de Obama, que agora ocupa o Salão Oval, o presidente Joe Biden, pode tirar o título de seu ex-superior se a tendência atual continuar.

Com base nos dados do National Instant Criminal Background Check System (NICS), Small Arms Analytics and Forecasting (SAAF) estima que houve 2,2 milhões de unidades vendidas de armas de fogo em janeiro de 2021, um aumento de 79% em relação a janeiro de 2020.

“Janeiro de 2021 certamente começou com um 'estrondo' de vendas devido à turbulência em torno da confirmação e posse de Biden como o novo presidente dos Estados Unidos”, disse o economista-chefe da SAAF, Jurgen Brauer.

No entanto, embora as vendas de armas estejam mais altas do que há uma década, Brauer observa que o pico visto em janeiro já aconteceu antes.

“Um aumento ainda maior, de pouco mais de 100 [por cento], ocorreu em janeiro de 2013, o mês em que o segundo mandato presidencial de Obama começou”, disse Brauer.

Embora 2020 tenha sido um ano recorde para vendas de armas e cheques NICS por muitos motivos, janeiro de 2021 foi outro mês recorde, com 4,3 milhões de cheques conduzidos em todo o país - um aumento de 62% em relação ao ano anterior.

O Texas estabeleceu um novo recorde para o mês de janeiro com 212.000 cheques, um aumento de 3 por cento em relação a dezembro e 65 por cento em janeiro de 2020, e é o maior número registrado desde junho .

Dados mais específicos mostram que durante o mês passado no Texas:

  • 84.000 cheques eram para compras de armas de fogo, 5% a mais que em dezembro e 56% no ano anterior;
  • 59.000 cheques foram pedidos de Licença de Transporte, o maior já registrado em um único mês no Texas, um aumento de 20% em relação a dezembro e 98% em relação ao ano anterior;
  • E 47.000 cheques eram para compras de armas longas, uma queda de 20% em relação a dezembro, mas um aumento de 62% em relação ao ano passado.

Estatísticas semelhantes foram vistas em nível nacional:

  • 624.000 cheques foram para novas autorizações de transporte, um aumento de 14% em relação a dezembro e 47% em janeiro de 2020;
  • 1,6 milhão de cheques foram para verificações de licenças em estados como Kentucky e Indiana, que exigem verificações frequentes de antecedentes para titulares ativos de licenças de transporte;
  • 1,1 milhão de cheques eram para compras de armas, um aumento de 16% em relação a dezembro e 75% em relação ao ano passado;
  • E 713.000 cheques eram para compras de armas longas, uma queda de 7% em relação a dezembro, mas um aumento de 88% em relação ao ano anterior.

No nível federal, Biden prometeu perseguir uma longa lista de medidas de controle de armas, com muitas exigindo a passagem pela Câmara dos Representantes democrata e ainda mais pelo Senado democrata.

Algumas das medidas propostas por Biden, como a proibição da importação de “armas de assalto”, diz ele, poderiam ser promulgadas por meio de ordem executiva, mas o presidente ainda não tomou essa ação.

Na sessão legislativa estadual em andamento, onde os republicanos controlam as câmaras superior e inferior, vários projetos de lei pró-Segunda Emenda foram apresentados, desde o porte constitucional à proibição da aplicação de medidas federais de controle de armas que não estejam na lei estadual.

Essa legislação já foi proposta antes, mas nunca reuniu apoio suficiente para ser aprovada na Câmara e no Senado.

Os democratas do Texas também introduziram várias leis de controle de armas, que alguns republicanos já indicaram apoio, mas os defensores dos projetos de lei de controle de armas mais abrangentes enfrentarão uma batalha difícil.

 

Fonte: LRCA Defense Consulting



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA