Notícias

Guarda Municipal de Guarujá terá novo armamento a partir desta quarta

Trinta e cinco pistolas Taurus calibre 380 serão entregues nesta quarta-feira (13) à Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá, em solenidade que acontece às 15h, na sede da corporação, na Rua Dr. Carlos Nehring, 405, no bairro Jardim Helena Maria. Elas já poderão ser utilizadas pelos agentes imediatamente.

Além das armas, também serão entregues os seus respectivos registros e os documentos de porte aos agentes autorizados a utilizá-las em serviço. “Os guardas que receberão as pistolas foram aprovados em curso técnico e de avaliação psicológica”, explica o secretário municipal de Defesa e Convivência Social, Luiz Cláudio Venâncio Alves.

“É um dia histórico para Guarujá. Nossa Guarda Civil Municipal é alçada a um novo patamar: mais preparada, capacitada e, sobretudo equipada para exercer com maior eficiência suas missões, especialmente a proteção de nossa população”, destaca Venâncio Alves.

As 35 pistolas fazem parte de um lote de 200, adquirido mediante licitação. O Decreto 12.381/2017 regulamentou o uso de arma de fogo de calibre permitido pela GCM de Guarujá. Criada pela Lei 2.730/1999 para zelar pelo patrimônio público e colaborar com a preservação da ordem e da segurança pública, a corporação conta com 286 guardas.

O curso de capacitação ao qual foram submetidos os guardas foi ministrado pela Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, por meio de um acordo de cooperação técnica com as secretarias de ambas as cidades. O acordo prevê, ainda, a formação de 150 guardas de Guarujá.

“Entregaremos as armas para a primeira turma de agentes formados, e trabalhamos na capacitação dos demais guardas. Nossos agentes foram submetidos a intensa capacitação teórica e prática, atingindo os rigorosos critérios de aptidão técnica, física e psicológica exigidos pela lei, com acompanhamento da Polícia Federal”, finaliza o secretário.

 

Fonte: A Tribuna

 



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA