Notícias

Guarda Civil passará a portar fuzis na Capital - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

21/07/2022

Inicialmente, o armamento será destinado apenas para o GPI (Grupo de Pronta Intervenção) da corporação

Modelo de fuzil T4 5.56 que será usado em Campo Grande que já é utilizado em outros municípios (Foto: Divulgação/Prefeitura de Arapongas)


A prefeitura de Campo Grande autorizou o uso de armas longas por agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana). Na dotação de armamento publicada no Diogrande desta quinta-feira (21), consta a ampliação para o uso de fuzis calibre 5.56.

 


De acordo com o Secretário Municipal de Segurança, Valério Azambuja, o porte dos fuzis não será válido para o efetivo normal, será destinado apenas para o GPI (Grupo de Pronta Intervenção) da corporação, que conta com 40 agentes.

“Tivemos diversos treinamento com a PF (Polícia Federal) e PRF (Polícia Rodoviária Federal) para o uso da pistola .40. Nos treinamentos também testamos os fuzis, que são armamentos leves para se trabalhar. O armamento será destinado ao GPI da guarda para realização de operações conjuntas com a Polícia Militar e Civil. Não será usado para o dia-dia e sim em operações especiais, como são feitas em outros locais”, ressaltou o titular da pasta de segurança municipal.

Ainda conforme o secretário, de imediato serão adquiridos 10 exemplares do armamento ao custo de R$ 16 mil cada, totalizando R$ 160 mil, que serão pagos com recursos do tesouro municipal. A previsão é de que em até 90 dias o primeiro grupo já esteja aparelhado com o novo equipamento.


“Não vamos comprar 1.100 para todos os agentes e sim 10, que ficarão com o grupamento de pronta intervenção que vai dar apoio nas 7 regiões de Campo Grande. Estamos preparando para o futuro, para dar apoio nos mais diversos cenários, como por exemplo, em casos de assalto a bancos, onde os bandidos utilizam armamento de grosso calibre”, frisou o Azambuja.

Em relação ao preparo do efetivo para o uso de fuzis, o secretário garantiu que todos os treinamentos necessários, conduta social e testes psicológicos serão realizados nos agentes que portarão o armamento. “Posso assegurar que nossa GCM está no nível de qualquer polícia estadual, realizamos treinamentos desde 2017, e o GPI fez frequentemente realiza cursos com a PRF e PF, atirando com os fuzis. Todo o treinamento técnico e psicológico eles possuem”, garantiu.

Especificações do armamento – Os fuzis T4, de calibre 5.56 semiautomática que será utilizado pela Guarda Municipal de Campo Grande, são amplamente empregados pelas forças militares do Brasil. De acordo com o fabricante – a Taurus – o armamento é extremamente confiável, leve, de fácil emprego e manutenção.

 

fonte: https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/guarda-civil-passara-a-portar-fuzis-na-capital

 



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA