Notícias

Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, participa de evento de divulgação do 1º Relatório de Sustentabilidade da Taurus

fonte: Taurus Armas 

Divulgação do relatório ESG aconteceu nesta terça-feira (2) e celebra uma nova etapa na história da companhia, que se consolida como a primeira empresa estratégica de defesa ESG no mercado

 

A Taurus, Empresa Estratégia de Defesa e maior vendedora de armas leves no mundo, divulgou o seu primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade, em que comunica seus esforços e conquistas em relação à gestão social, ambiental e de governança, ou seja, na consolidação de ações quanto à pauta ESG (sigla em inglês para “ambiental, social e governança corporativa”).

 

O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (2), no Hotel Deville, com um painel sobre o tema que contou com a participação do CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs; do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; da secretária do Meio Ambiente do Estado (SEMA), Marjorie Kauffmann; do pró-reitor de Inovação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Geraldo Pereira Jotz; do diretor do Grupo Randon, Bernardo Bregoli; e do diretor de Engenharia da Taurus, Leonardo Sesti. Além da presença de deputados federais e estaduais, representantes das forças de segurança do Estado, representantes das universidades parcerias e demais lideranças.

 

 

 

A divulgação do relatório ESG celebra uma nova etapa na história da companhia, em que a Taurus se consolida como a primeira empresa estratégica de defesa ESG no mercado. Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus, explica que os pilares elencados pela companhia para consolidar os temas ESG são: desenvolvimento de pessoas, investimento em tecnologia e inovação e engajamento em um ambiente colaborativo.

 

“Mais uma vez, a Taurus é pioneira na área de segurança e defesa, agora como a primeira empresa do setor que adotou a pauta ESG. Após levantamento de nossas práticas, fomos surpreendidos com a quantidade de ações que já vinham sendo desenvolvidas dentro dos valores ESG, como os programas de educação continuada e cursos profissionalizantes; o reaproveitamento e reciclagem de 95% de resíduos gerados pela empresa; investimento em equipamentos para a economia de luz e água; investimentos em tecnologia e inovação, dentre tantos outros exemplos”, completa Nuhs.

 

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, salienta que a divulgação do Relatório de Sustentabilidade da Taurus coloca o Estado em uma condição diferenciada, em um patamar de outros estados brasileiros e até mesmo no mundo. “Assim, não só a empresa ganha, mas o Estado também ganha. Todos queremos crescer sem degradação ambiental, crescer de forma a proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas e crescer com as melhores práticas de governança para ter um ambiente de negócio saudável. A Taurus está de parabéns, ganha a empresa e ganhamos todos, pois a iniciativa ajuda a inspirar outras empresas a implementar essas boas práticas, o que vai gerando um efeito cascata positivo no Rio Grande do Sul”, ressalta Eduardo Leite.

 

Para agregar o processo ESG em novas ações e na gestão como um todo, a Taurus criou um setor específico para implantar a cultura ESG, formou uma equipe de trabalho multidisciplinar para atuar no mapeamento de oportunidade e melhorias ESG, bem como criou o Comitê ESG, constituído pela a alta direção da empresa. “Não temos interesse em simplesmente emitir um relatório de sustentabilidade, mas sim de tratar o assunto formalmente na empresa, incorporando esse conceito na cultura na Taurus”, destaca Salesio Nuhs.

 

A empresa conta com dois protocolos globais utilizados para mensurar as práticas ESG, o Global Reporting Initiative (GRI) e o Conselho de Padrões Contábeis de Sustentabilidade (SASB). Estes protocolos auxiliam na emissão de relatórios padronizados que facilitam a análise e o acompanhamento dos indicadores ESG nas demonstrações financeiras.

 

A segurança nacional, a segurança pública e a segurança das pessoas são temas relacionados à estabilidade e sustentabilidade social, por meio da defesa da liberdade, dos direitos humanos e da ética. Portanto, a indústria de defesa tem papel essencial, tanto em relação à segurança, como na economia e no desenvolvimento de novas tecnologias, temas extremamente relevantes quando se trata dos pilares ESG.

 

Pilares ESG da Taurus

No primeiro pilar, destaca-se o projeto Taurus do Bem, que visa promover a inclusão de pessoas com deficiência intelectual no ambiente de trabalho, possibilitando o seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio de capacitações técnicas. A primeira turma se formou em dezembro de 2022, com 11 alunos, e três deles foram contratados pela empresa como aprendizes. 

 

A Taurus também investe fortemente na capacitação e desenvolvimento contínuo das pessoas, por meio de seu programa de qualificação acadêmica e profissional que visa contribuir com a educação continuada dos colaboradores em cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, por meio de parcerias universitárias que garantem até 70% de reembolso no valor do curso.

 

Neste sentido, são realizados diversos programas de desenvolvimento, entre eles o Jovem Aprendiz que tem o objetivo de incluir adolescentes no mercado de trabalho por meio de qualificação técnica; o projeto Trilhar, uma forma de desenvolvimento profissional vinculada à criação de trilhas de carreiras dentro de cada unidade; e o programa de Desenvolvimento da Liderança que tem a finalidade de capacitar líderes alinhados às expectativas estratégicas da Taurus.

 

O pilar de tecnologia e inovação garante importantes estudos em projetos de inovação em materiais, no qual se destaca a utilização de grafeno nos produtos, considerado uma tecnologia revolucionária no mercado. A iniciativa colocou a Taurus em destaque na indústria mundial e evidenciou o Brasil como pioneiro nesta inovação.

 

Outros projetos também se destacam na tecnologia e inovação, como o estudo para a utilização do Diamond Like Carbon (DLC) para acabamento de diversos componentes, que, além de aumentar a resistência, emprega uma tecnologia mais limpa e gera pouco volume de resíduos sólidos de baixo impacto, o que facilita a sua destinação e reciclagem. A Taurus também promove pesquisa com componentes fabricados com novos polímeros estruturais de última geração, contando com tecnologia de fibras de vidro extralongos; e estudos para a adição de nióbio a aços de baixo carbono.

 

Estes são alguns dos projetos fomentados pelo Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil Estados Unidos (CITE) da Taurus, que conta com mais de 200 engenheiros voltados à pesquisa e ao desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e processos, que reduzem emissões de gases poluentes, o consumo de energia elétrica, água, entre outros.

 

Em relação à sustentabilidade e mitigação dos impactos ambientais, a Taurus ainda realiza o mapeamento de gases de efeito estufa; tratamento de efluentes; aplica a logística reversa da maioria de suas embalagens de produtos químicos; monitora e faz a gestão de resíduos para melhor aproveitamento e destinação, tanto para reuso interno, quanto para a reciclagem, coprocessamento, rerrefino e compostagem, o que representa 94,76% de desvio de aterros na destinação de seus resíduos.

 

No pilar de engajamento em um ambiente colaborativo, a Taurus busca firmar parcerias com empresas e instituições de ensino, a fim de promover pesquisa, inovação e o desenvolvimento dos colaboradores. A Taurus possui um projeto de linha de produção totalmente automatizada em parceria com a Auttom (uma das empresas do Grupo Randon) para o desenvolvimento de uma célula robotizada para a usinagem do ferrolho. Direcionada aos conceitos da Indústria 4.0, o projeto permite controle de qualidade, rastreabilidade, produtividade e de diversas outras variáveis do processo.

 

Entre as parcerias com universidades, destaca-se o convênio com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) para realizar pesquisa e desenvolvimento com grafeno, através da UCSGRAPHENE, primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina instalada por uma universidade e que faz parte do TecnoUCS – Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação. A estrutura – junto aos demais laboratórios de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico de toda a universidade, assim como atuação do centro de tecnologia e equipe técnica da empresa parceira ZextecNano – permite a rápida realização de testes e desenvolvimento de protótipos.

 

Além da UCS, a Taurus ainda tem parcerias inéditas com outras instituições de ensino, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Na visão do CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs, a pauta ESG é uma ação estratégica, que traz impactos positivos para a sociedade, para o ambiente e para os negócios, e irá agregar nos resultados da companhia, com ganhos como redução de resíduos, de consumo de energia e de água, dos custos, aumento da produtividade por meio da capacitação dos profissionais e de ambientes revitalizados.

 

O Relatório Anual de Sustentabilidade da Taurus está publicado no site de Relação com Investidores da empresa. Para conferir acesse https://www.taurusri.com.br

Para assistir o evento de divulgação do relatório, acesse o canal no Youtube Taurus Armas Official (https://www.youtube.com/watch?v=hjiHytjwBOg).



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA