Notícias

Especialista da Shoot On testa e elogia pistola Taurus GX4 TORO com opção para inclusão de miras ópticas

Data: 19/12/2021

Taurus não para de inovar e segue trazendo novos modelos de armas ao mercado. Em seu pré-lançamento, a pistola microcompacta GX4 TORO (Taurus Optic Ready Option), versão que já vem preparada para receber miras ópticas, já é um sucesso entre especialistas. Isso é o que mostra uma recente avaliação (review) publicada pelo editor-chefe da Shoot On, principal fonte de notícias dos Estados Unidos para consumidores do maior e mais exigente mercado de armas do mundo.

Rob Reaser é também autor e co-autor de vários livros sobre armas. Suas paixões no tiro e na caça abrangem desde o arco e flecha tradicional até as últimas novidades em pistolas, rifles e recarga de munições.

>

Confira, abaixo, a avaliação completa:

Uma das grandes tendências da indústria de armas é o desenvolvimento de acessórios por empreendedores inovadores para atender às necessidades dos consumidores de armas de fogo. Eles fazem isso identificando essas necessidades e criando um produto que se adapta as mais variadas e específicas plataformas de armas.

Hoje, essa tendência vem acontecendo de uma forma reversa, pelo menos no que se refere a óptica eletrônica – especificamente, a de ponto vermelho (red dot). Nos últimos anos, houve um aumento no uso deste sistema de mira para pistolas de defesa pessoal. Muitos consumidores gostam desta opção por sua imagem precisa e fácil enquadramento, outros simplesmente seguem um padrão ao qual se acostumaram com seus AR-15, adicionando coisas porque podem.

Seja qual for a opinião sobre red dots ou eletro-óptica para porte diário (EDC) e pistolas de defesa pessoal, os fabricantes de ópticas pelo mundo entenderam a sugestão, desenvolvendo miras cada vez menores para comodidade dos usuários de porte velado que se sente mais confortável com um sistema de mira eletrônico do que com mira aberta convencional.

Não muito antigamente, colocar um red dot em uma pistola semiautomática significava adaptar ou trocar o ferrolho por um de maior custo para aceitar um red dot. Agora, os fabricantes de pistolas resolveram essa situação e estão fazendo armas para acomodar as miras já de fábrica.

A Taurus é uma das mais recentes fabricantes de armas a entrar neste nicho. Depois de lançar sua pistola G3 9mm em 2019, a empresa deu continuidade ao lançamento de seu modelo G3 TORO no início deste ano. A G3 TORO foi a primeira pistola Taurus a apresentar o sistema de montagem Taurus Optic Ready Option. Em seguida, veio a pistola G3c TORO, oferecendo um sistema de montagem óptica pronto de fábrica para a compacta G3c 9 mm.

E, como muitos da mídia especializada presumiram que aconteceria, a Taurus agora segue, após a recém-lançada pistola GX4 microcompacta calibre 9mm, com a pistola GX4 TORO, fornecendo aos fãs de porte dissimulado um upgrade de fábrica.

O editor-chefe do Shoot On, Rob Reaser, relata que tiveram acesso a uma versão de pré-lançamento da GX4 TORO e que tem gostado de atirar e portá-la nas últimas semanas.

A GX4 TORO, assim como a G3 TORO e a G3c TORO, apresenta o mesmo dimensional do ferrolho de sua versão não TORO, a qual possui um corte de fábrica ao longo da parte superior do ferrolho entre a porta de ejeção e a mira traseira, que é dimensionada para permitir que as miras red dot mais populares se encaixem perfeitamente.

De fábrica, a pistola GX4 TORO vem com uma tampa no topo do ferrolho instalada, pronta para funcionar como está, sem mira ótica. Para instalar o red dot, basta simplesmente remover os dois parafusos que prendem a tampa do ferrolho e montar a mira ótica com os parafusos de montagem fornecidos.

A GX4 TORO aceita as seguintes miras óticas: Holosun HS407K, Holosun HS507K, Shield RMSc, Sightmark Mini Shot A-Spec M3, Hex Wasp GE5077-MIC-RET, Sig RomeoZero e Riton 3 Tactix MPRD2. Também funciona com o Trijicon RMR ou Red Dot.

Além do novo sistema de montagem ótica, a GX4 TORO é idêntica a GX4 lançada recentemente. Para uma arma de porte dissimulado, seu desempenho provou ser bastante impressionante e os testes com a nova GX4 TORO, realizados por Rob Reaser, mostram que ela permanece no mesmo nível.

A óptica Holosun, com seu perfil baixo e encaixe de precisão, não dificulta em nada o manuseio da arma. A presença da mira não interfere no equilíbrio e ajuste cuidadosamente projetados da arma. Graças à ergonomia inteligente da armação e design do punho, a GX4 TORO com o red dot instalado oferece uma imagem de visão rápida, apresentando-se com nitidez e confiança para o alvo.

Rob Reaser afirma que isso é um grande negócio para ele porque, ao contrário de muitos atiradores, não é um devoto de red dot. O autor revela que leva um bom tempo para se tornar perito em obter uma imagem visual com uma determinada combinação arma/óptica. Para uma pistola microcompacta, porém, a GX4 oferece um ponto de mira natural quase incrível, tornando mais fácil trazer a mira para o alvo e a curva de adaptação é curta e agradável, afirma.

Tudo isso, mais as tolerâncias de precisão do ferrolho, cano e conjunto de estrutura híbrida de polímero/aço inoxidável integrados, tornam a GX4 a micropistola mais precisa que a Shoot On testou, e a GX4 TORO mantém o alto desempenho de sua versão standard.

Em termos de conforto no porte e conveniência, a mira ótica nem mesmo interferiu no coldre Crossbreed Micro Reckoning IWB adquirido pela publicação para a GX4. O autor informa que a pistola GX4 TORO se encaixa neste coldre tão bem quanto a GX4. A parte de trás até cobre o Holosun com meia polegada de sobra. Portanto, Rob Reaser ressalta que, esta é uma combinação perfeita para portar a GX4 TORO, com ou sem óptica.

Enquanto atiradores com mãos maiores podem hesitar no manuseio de microcompactas, a plataforma GX4 oferece alternativas. A arma é construída com um sistema de placas de empunhadura modulares (backstrap) e vem com duas variações. O backstrap padrão é instalado na fábrica. Uma segunda placa, com uma protuberância da palma mais proeminente, está inclusa. Aqueles com mãos maiores podem facilmente trocá-las para oferecer um conforto para uma mão maior, se desejarem.

Outro sistema que expande a área de aderência é um carregador de 13 munições com uma extensão para o dedo mínimo. Adicione isso e terá uma microcompacta que se comporta quase como uma arma maior, sugere Rob Reaser.

Não há dúvida de que as plataformas de porte dissimulado estão liderando o mercado de armas curtas atualmente. O que antes eram armas de “serviço secundárias” agora se popularizaram graças aos seus recursos robustos, ergonomia aprimorada, maior capacidade e acomodações para sistemas de mira avançados. Conte com a nova Taurus GX4 TORO entre os líderes da matilha, finaliza Reaser.

Especificações do Taurus GX4 TORO
CALIBRE: 9mm Luger
CAPACIDADE: 10, 11, 13
CARREGADORES: 1×11 tiros e 1×13 tiros (carregador estendido) ou 2×10 tiros
SISTEMA DE DISPARO: Striker
CATEGORIA: Microcompacta
EMPUNHADURA: Polímero
FERROLHO: Liga de aço
ACABAMENTO DO CANO: Revestimento DLC Preto Acetinado
ACABAMENTO DO FERROLHO: Nitretação a gás
COMPRIMENTO DO CANO: 3,06 polegadas
COMPRIMENTO GERAL: 5,8 polegadas (com backstrap pequeno), 6,05 polegadas (com backstrap grande)
LARGURA GERAL: 1,08 polegadas
ALTURA GERAL: 4,4 polegadas
PESO: 18,7 onças (530 g)
TIPO DE AÇÃO: Apenas ação simples
MIRA FRONTAL: Fixa em aço com ponto branco
MIRA TRASEIRA: Serrilhada com ajuste lateral
SEGURANÇA: Trava do percussor, trava de gatilho, indicador visual de munição na câmara
RETÉM DO CARREGADOR: Reversível

 

fonte: https://www.defesaemfoco.com.br/especialista-da-shoot-on-testa-e-elogia-pistola-taurus-gx4-toro-com-opcao-para-inclusao-de-miras-opticas/



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA