Notícias

Em inovação pioneira no mundo, Taurus já produz composto MIM para fabricar seus produtos

Somente duas fábricas de armas no mundo têm a tecnologia Metal Injection Molding (MIM) e a Taurus é a única abaixo do Equador

 

18/10/2023

Fonte: Assessoria Taurus

 

 

 

A Taurus Armas, multinacional brasileira líder em vendas de armas leves no mundo, já está fabricando 25% de todo o composto MIM (Metal Injection Molding - Moldagem por Injeção de Metal) necessário para a produção das peças em polímero de suas armas e acessórios.

 

O fato é significativo na medida em que está tornando a empresa independente de fornecedores estrangeiros desse material, possibilita a verticalização do processo produtivo e gera uma economia de custos também na ordem de 25%.

 

Só duas empresas no mundo produzem o composto para injeção de metal. Com isso, os engenheiros do CITE – Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil/Estados Unidos da Taurus desenvolveram uma fórmula, viabilizando a injeção de metal (MIM), inclusive com a adição de grafeno.

 

Pioneira e com forte investimento em inovação, a Taurus está agora finalizando as pesquisas para a inclusão do nióbio nesse produto, já tendo injetado com sucesso as peças pioneiras, com o intuito de agregar todos os benefícios deste novo material que garante maior resistência e durabilidade.

 

No mundo, somente duas fábricas de armas tem a tecnologia Metal Injection Molding (MIM) e a Taurus é a única abaixo do Equador.

 

Em uma arma, estão presentes cerca de 14 peças de MIM e a empresa, hoje, produz mais de 110 mil dessas peças por dia. A unidade fabril da Taurus em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, é a responsável pela distribuição de peças MIM para todas as unidades produtivas (Brasil, EUA, Índia e, provavelmente, Arábia Saudita).

 

"A Taurus investe forte em desenvolvimento de produtos e processos. Para cada produto novo, temos que agregar valor para que o cliente perceba valor nele, e investir em um processo para fabricá-lo, para que no final seja possível produzir esse produto mais barato e com valor agregado maior. Essa é a diferença na margem de contribuição dos produtos", afirma Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus.

 

Taurus é maior empresa com tecnologia MIM no Hemisfério Sul

Em 2021, a Taurus adquiriu o mais moderno e atualizado equipamento para processamento MIM. Fabricado pela empresa alemã Cremer Thermoprozessanlagen GmbH - líder mundial em fornos contínuos de debinding e sinterização - o MIM Master NEO XL é a mais recente tecnologia da Cremer para a produção em larga escala de peças metálicas complexas com alta produtividade e significativa redução de custos de energia e operação.

 

Em julho de 2022, a Taurus iniciou a operação de seu terceiro forno contínuo na unidade MIM na planta de São Leopoldo (RS). O novo equipamento possibilitou um significativo aumento da capacidade de produção de peças com a tecnologia MIM pela companhia, passando de 80 mil peças/dia para mais de 110 mil peças/dia.

 

A implementação do projeto do forno - da proposta à instalação - durou cerca de um ano, com investimentos em torno de R$ 5 milhões. Com a aquisição, a Taurus se consolidou no ranking mundial das 10 maiores empresas com a tecnologia MIM e se tornou a maior no Hemisfério Sul.

 

Esse investimento, combinado com os demais realizados nessa tecnologia, possibilitou um aumento de 130% na capacidade total de produção de peças MIM de alta qualidade, garantindo os planos de crescimento da Taurus no Brasil e no mundo.

 

O objetivo é que os equipamentos operem 24 horas nos 365 dias do ano, aumentando a flexibilidade e capacidade de produção de armas e componentes pela Taurus.

 

Tecnologia MIM - Metal Injection Molding

A tecnologia de alta performance MIM permite a produção de peças de geometria complexa, com baixo custo e alto volume, dispensando a necessidade de fornecedores externos utilizados pela maioria dos fabricantes de armas, com grande vantagem sobre processos tradicionais, como microfusão e usinagem. A tecnologia une a resistência mecânica dos metais com a versatilidade de forma dos polímeros, a partir da injeção dos componentes, com posterior processo térmico de remoção dos polímeros e sinterização.

 

O processo MIM é ideal para a produção de componentes metálicos relativamente pequenos (de 1 a 50 gramas), de formato complexo, com tolerância restrita, alta resistência e muito bons requisitos de acabamento superficial, já que as diversas partes precisam ser fortes o suficiente para suportar as pressões que se desenvolvem no disparo de uma arma.

 

Muitas peças pequenas e complexas não podem ser produzidas usando usinagem tradicional ou, se puderem ser usinadas, o processo será tão extenso que se tornará muito caro. Outras peças podem ser fundidas, mas requerem operações secundárias, como usinagem para adicionar recursos e polimento para melhorar o acabamento superficial. O processo MIM, entretanto, oferece grande flexibilidade em termos de design, formato e recursos da peça. As peças MIM têm formato quase final sem exigir operações secundárias.

 

Outra grande vantagem na utilização desta tecnologia é que o processo MIM não se aplica apenas aos aços, permitindo uma ampla seleção de ligas metálicas, incluindo aço inoxidável, aços-liga, aços para ferramentas, latão, cobre, titânio, tungstênio, cerâmica e muitas ligas especiais, como o aço inoxidável sem níquel ASTM F17 e, mais recentemente, ligas com grafeno e, em breve, em nióbio, ambas desenvolvidas pela Taurus e seus parceiros.

 

 

Fonte: LRCA Defense Consulting



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA