Notícias

Efetivo da GCM vai subir até 30%

28/06/2022






Com investimento de pouco mais de R$ 500 mil provenien­tes de emendas parlamentares, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) entregou quatro novas viaturas à Guarda Civil Metro­politana de Ribeirão Preto, nesta segunda-feira, 27 de junho, mar­cando a renovação de 100% da frota da corporação. Três veícu­los serão destinados ao trabalho de policiamento preventivo e um para a Defesa Civil.

Durante solenidade na Es­planada do Theatro Pedro II, no Centro Histórico, o chefe do Executivo anunciou também a abertura de concurso público para contratação de 60 novos guardas para atuação na GCM. Atualmente, a corporação conta com efetivo de 218 servidores – 170 homens e 48 mulheres.

“Com o novo concurso a se realizar, o quadro será amplia­do em quase 30%. O concurso será realizado em três etapas, sendo que serão convocados 20 em cada uma delas. Vamos tra­zer sangue novo para aprender com nossos experientes guardas como se faz, cada vez melhor, o trabalho de segurança para nos­sa cidade”, diz.

Novas viaturas
As novas viaturas são mo­dernas e equipadas para o pa­trulhamento preventivo e os­tensivo de Ribeirão Preto, para o atendimento da população. Com elas, a Guarda Civil Me­tropolitana passa a ter 100% da frota renovada.

“No total, desde 2017, pode­mos afirmar que temos 22 no­vos veículos, além de seis novas motocicletas para intensificar diariamente o patrulhamento ostensivo”, explica Domingos Fortuna, superintendente da GCM. A atuação da GCM também foi reforçada nos últi­mos anos com o chamamento de 48 guardas municipais (41 homens e sete mulheres).

A contratação, na época, permitiu um aumento de 22,5% no efetivo. Desde 2017, a pre­feitura tem investido na GCM. Trocou os uniformes do efeti­vo, composto por camisa com a targeta de identificação, calça e boné, capa de colete, jaqueta de frio, cinturão ergonômico com­pleto (coldre, capa de seguran­ça, porta-algemas, porta-gás, porta-tonfa e fiel retrátil), bota cano curto e o uniforme de verão.

Novas armas
Aquisição de 50 pistolas semiautomáticas da marca Taurus, modelo-838 e cali­bre-380 (armas com capacida­de de dezenove tiros) e muni­ções, modernizando em 50% o armamento do efetivo. Além do armamento, foram adquiri­dos 48 coletes balísticos e mais de 19 mil munições, que não eram substituídas há oito anos.

Outras três armas longas calibre 12, foram adquiridas para a corporação. Os GCMs também passaram a utilizar 70 sparks (armas de choque) não letais e 300 frascos de sprays de pimenta em unidades de saúde, nas viaturas de apoio e repartições públicas.

Canil
Com um trabalho funda­mental para ajudar a Guarda Civil Metropolitana (GCM), o Canil foi todo reformado para proporcionar mais comodi­dade aos GCMs que lá traba­lham, além de todo o cuidado necessário com as principais estrelas do local, os cães.

O Canil da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ri­beirão Preto completou cin­co anos em outubro de 2021. Também comemorou a chega­da da cachorra Hope, treinada para encontrar pessoas desa­parecidas. Atualmente, tem quatro cães para o faro e patru­lhamento preventivo de com­bate ao tráfico e uso de drogas no entorno de escolas, praças, parques e prédios públicos.

 

 

fonte: https://www.tribunaribeirao.com.br/site/efetivo-da-gcm-vai-subir-ate-30/



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA