Notícias

Alunos da 2ª turma do projeto social “Taurus do Bem” concluem oficina de artes

23/10/2023

Fonte: Assessoria Taurus

 

 

 

As aulas da 2ª turma da oficina de artes do projeto social “Taurus do Bem – Respeitando as diferenças em prol da igualdade”, que faz parte do programa Taurus de Educação Continuada e visa incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, foram finalizadas nesta quinta-feira (19.out.2023).

 

Os 13 alunos que concluíram a oficina, assim como os padrinhos e madrinhas da iniciativa, participaram de uma confraternização na sede da companhia em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, realizada para celebrar o encerramento das atividades e em reconhecimento à dedicação dos aprendizes e de seus apoiadores que, desde maio de 2023, fazem parte desta experiência transformadora, vivenciando o dia a dia da companhia e convivendo com os colaboradores da Taurus.

 

A oficina, ministrada pela professora de Artes Visuais e Designer da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Cinthia Kulpa, com carga horária de 40 horas, faz parte da prática pedagógica do projeto Taurus do Bem e visa inspirar os alunos para a criação de obras de arte com sucata de peças que são utilizadas nas operações da empresa. Isso promove a familiarização com as peças e produtos fabricados, além de estimular o raciocínio, desenvolver habilidades de expressão e de relacionamento, criar situações de aprendizagem e estimular os alunos a colocarem em ação conhecimentos, habilidades e valores.

 

O tema deste ano foi “Varal de Recordações” e cada aluno criou uma obra de arte relacionada a algum momento marcante de sua vida. As obras serão expostas e leiloadas em um vernissage beneficente, previsto para 2024, e o valor total arrecado será em benefício dos próprios alunos artistas e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Leopoldo, parceira da Taurus nesta jornada de inclusão e capacitação profissionalizante (50% aos alunos e 50% à APAE-SL).

 

Oficina de Artes do projeto Taurus do Bem

 

O projeto inclui ainda capacitação profissional no curso de Auxiliar de Logística, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com carga horária de 800 horas.

 

“Este era um sonho antigo meu, de realizar um projeto de inclusão social para mudar a vida desses jovens. Na verdade, eles é que mudam as nossas vidas. O nosso projeto já está em sua segunda turma. Há dois anos seguimos com esta importante iniciativa, que é motivo de grande orgulho, não só para mim, mas para todos os funcionários Taurus que aprendem muito diariamente com esses colegas de trabalho especiais. O Taurus do Bem é o maior projeto de inclusão social já realizado pela Taurus e estamos concluindo mais um ciclo. Esta é apenas a primeira parte de uma série de ações que estão previstas em nosso planejamento e vou acompanhar tudo pessoalmente, de perto, até a conclusão do projeto”, afirma Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus.

 

Sobre o “Taurus do Bem – Respeitando as diferenças em prol da igualdade”

O projeto social, que teve início em 2021, foi criado pela Taurus, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ambos do município de São Leopoldo, com o objetivo de promover o bem-estar, a inclusão no ambiente de trabalho e o desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas com deficiência, por meio de curso de capacitação técnica. A iniciativa faz parte do programa Taurus de Educação Continuada, oferecido para capacitação dos profissionais que atuam na Companhia.

 

A primeira turma do projeto Taurus do Bem se formou em dezembro de 2022, com 11 alunos, sendo três deles efetivados pela empresa. A Taurus também realizou, em maio de 2022, um vernissage beneficente com leilão das obras de arte produzidas pelos alunos do projeto. A iniciativa arrecadou mais de R$ 40 mil e o valor foi destinado aos alunos e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Leopoldo.

 

A Taurus é pioneira na área de segurança e defesa no mundo a adotar a pauta ESG (sigla em inglês para “ambiental, social e governança corporativa”) e a divulgar um Relatório de Sustentabilidade, visando trazer impactos positivos para a sociedade, para o meio ambiente e para os negócios.

 

A empresa está comprometida na capacitação e desenvolvimento contínuo das pessoas, com o intuito de contribuir efetivamente para o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores, e em ter um papel ativo no desenvolvimento e uso de tecnologia, construindo um ambiente de colaboração entre a equipe, a empresa e a sociedade. Assim, tem como pilares para a consolidação do conceito ESG: o desenvolvimento das pessoas; o investimento em tecnologia e inovação; e um ambiente colaborativo.

 



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA