Notícias

Alexandre Galgani, paratleta patrocinado pela Taurus, conquista medalhas de Ouro e Prata para o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos no Chile

28/11/2023.

 

Fonte: Assessoria Taurus.

  

 

O Brasil mais uma vez se destaca no cenário internacional do tiro esportivo, desta vez nos Jogos Parapan-Americanos de 2023. A competição aconteceu entre os dias 17 a 26 de novembro, em Santiago, no Chile. Alexandre Galgani, paratleta patrocinado pela Taurus, conquistou duas medalhas, uma de Ouro e uma de Prata, no tiro esportivo.

 

O paratleta foi campeão e levou o Ouro, no dia 21 de novembro, na prova R4 Carabina de Ar 10m – Posição em pé SH2, com 252.3 pontos, batendo o recorde em finais desta prova nos Jogos Parapan-Americanos. Na etapa qualificatória, Alexandre havia se classificado em 2° lugar. Com a conquista do Ouro, Alexandre garantiu a vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. 

 

O brasileiro teve ainda atuação marcante na prova R5 Carabina de Ar 10m – Posição deitado Misto SH2, e foi vice-campeão, conquistando a medalha de Prata, no dia 20 de novembro. Na qualificatória, Alexandre Galgani tinha ficado em 1° lugar, somando 636.3 pontos, pontuação também recorde para esta etapa na história dos Jogos Parapan-Americanos.

 

 

Em setembro deste ano, Alexandre Galgani se destacou no Campeonato Mundial de Tiro Esportivo Paralímpico de Lima, no Peru. O atirador contribuiu para o Brasil conquistar a primeira medalha em um Mundial de tiro esportivo paralímpico.

 

O bronze foi garantido pela seleção brasileira na disputa por equipes mista pelo trio formado pelo paulista Alexandre Galgani, o capixaba Bruno Kiefer e a catarinense Jéssica Michalak na prova R4 – Carabina de Ar 10m – Posição em pé SH2. 

 

 

Além disso, o Brasil encerrou sua participação no Campeonato Mundial de Lima no Top 10, com a sétima colocação de Alexandre Galgani na prova R9 Carabina .22 50m – Posição deitado Misto SH2. O atleta registrou 620.4 pontos, alcançando a melhor classificação brasileira em provas individuais na competição.

 

No Mundial disputado nos Emirados Árabes em 2022, o atirador também garantiu o melhor resultado individual da seleção. Na ocasião, ele ficou na sétima posição, porém na prova R5 Carabina de Ar – Posição deitado Misto SH2. Além disso, Alexandre Galgani foi o único representante do Brasil na modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

 

O atleta faz parte do Team Taurus e conta com o patrocínio da empresa. Os expressivos resultados conquistados em competições nacionais e internacionais refletem o sucesso das ações promovidas pela marca em prol do segmento.

 

Além de oferecer, junto com a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), condições especiais para aquisição de munições, por meio do programa Pro Training, o patrocínio contempla ainda a doação de duas pistolas Taurus TX22 e quatro carregadores extras, assim como garante a manutenção dos equipamentos. A Taurus também doou a Galgani uma cadeira de rodas especial para a prática do tiro, garantindo mais precisão e proporcionando ao atirador brasileiro excelente desempenho nas provas.

 

 

UMA HISTÓRIA DE MUITAS CONQUISTAS

Alexandre Galgani perdeu parte dos movimentos dos membros em 2002, aos 18 anos, após bater a cabeça no fundo de uma piscina e lesionar sua coluna. Sua jornada no tiro esportivo iniciou-se em 2013, após a melhora da sua lesão. O atleta começou a praticar por hobby no Clube Americanense de Tiro, na cidade de Americana (SP). Um frequentador do clube o elogiou e o incentivou a tentar participar de competições, pois atirava muito bem. Com o apoio do seu pai, Alexandre buscou informações sobre o tiro esportivo adaptado. James Lowry Neto, treinador de carabina do Comitê Paralímpico Brasileiro, lhe apresentou em Curitiba uma adaptação utilizada por um atirador que ele treinava. Galgani tirou fotos do modelo da adaptação, montou a sua própria versão do equipamento e se dedicou a treinar ainda mais.

 

Sua primeira competição foi o Campeonato Sul-Americano no Rio de Janeiro em 2013. Na ocasião, não teve sucesso, pois sua arma apresentou problemas técnicos. Então, Alexandre comprou uma arma mais nova e treinou até conseguir uma vaga na equipe brasileira de tiro esportivo, na 1° Copa Brasil de Tiro Esportivo Paralímpico em 2014. Nesta competição, conquistou o 1° lugar nas duas provas (R4 Carabina de Ar em Pé e R5 Carabina de Ar Deitado). Assim, foi convocado para a seleção brasileira e participa de todas as missões internacionais em que o Comitê Paralímpico Brasileiro envia sua equipe. Hoje, acumula diversos e importantes títulos em sua carreira.



Av. São Borja, 2181 - Distrito Industrial, São Leopoldo - RS, 93035-411
VER MAPA